20 de junho de 2017




O termo bullying tem origem da palavra inglesa bully, que significa tirano, valentão, brigão, e é utilizado para expressar atos de violência física, verbal ou moral praticados nas escolas, podendo causar traumas por vezes irrecuperáveis na formação da pessoa, especialmente quando essa é a vítima. Não há na língua portuguesa uma palavra que traduza o sentido de todas as formas de comportamentos agressivos e repetitivos, assim adotamos no Brasil como em outros países a expressão bullying.

Pode também ser compreendido como comportamento de agressividade física, verbal e/ou psicológica demonstrados, mediante uso de força física, apelidos pejorativos, atos de perseguição, exclusão, calúnias, difamação, indiferença e humilhação de maneira recorrente e intencional no ambiente escolar.

A manifestação do bullying envolve muitos alunos que são impactados de forma direta ou indiretamente, uma vez que o envolvimento se dá pelo menos entre dois sujeitos: o autor e o alvo. Porém, muitas vezes há presença dos espectadores, as testemunhas da violência que reagem de diferentes formas.

Alguns se propõem a defender o colega interferindo ou acionando um adulto, outros silenciam e buscam se afastar dos acontecimentos, e tem os que participam com incentivos, com risadas e estímulos a agressão, corroborando com o fortalecimento do sentimento de poder do agressor. Por fim, há também os que são afetados quando não conseguem impedir a violência presenciada, pois gera insegurança e, assustados, sentem-se incapazes de defender o colega, causando sensação de impotência, mal-estar que poderá lhe repercutir por toda a vida.

Seja como for, vítima, espectador ou autor das agressões, destaca-se a incidência de distúrbios emocionais, insegurança, depressão, ansiedade, pensamentos e/ou tentativa de suicídio ou suicídio e também homicídio seguido de suicídio como alguns casos divulgados na mídia nos últimos anos, quando a vítima traumatizada não suporta mais a dor, o sofrimento e a angústia provocados por anos sem receber quaisquer intervenções.

Já não dá mais para aceitar o bullying como desentendimentos, apelidos, brincadeiras, ações corriqueiras, consideradas normais no universo escolar e não reconhecer a gravidade e consequências dessa atitude na vida das vítimas, bem como dos agressores e espectadores.

Importante destacar que o bullying tem entrado na lista dos vários motivos que faz adolescentes encontrarem no suicídio o fim do sofrimento, por não serem ouvidos, nem reconhecidos na sua dor e terem seus sentimentos minimizados. Eles gritam por ajuda, demonstram tristeza e insatisfação com a vida, mas muitas vezes são tidos como adolescentes em crise ou transição para fase adulta com altitudes para chamar atenção do mundo e são negligenciados e ficam sozinhos nas angustias, amargura e vão desistindo de viver.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) se propõe a prestar apoio emocional, a acolher e conversar sobre quaisquer assuntos com respeito, sem julgamento e de forma sigilosa. Oferece serviço gratuito e comprometido com a prevenção ao suicídio, atende mediante telefone, chat, skype, email e pessoalmente (conheça em: www.cvv.org.br).

Neylane
CVV Natal - RN

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.