30 de dezembro de 2016




Para muitos, é quase um momento mágico. Em alguns segundos, um ano velho, cheio de problemas, dá lugar a 365 dias de esperança, de expectativa, de possibilidades e planos. É um copo vazio prestes a ser preenchido, um carro zero quilômetro, um céu da cor do arco íris com sementinhas do vir-a-ser, como diria o poeta Carlos Drummond de Andrade. Tempo de exercitar a indulgência, inclusive e principalmente com si mesmo, por aquilo que não se conseguiu realizar. 

Para outros, é só uma mudança de calendário, agenda, do último número da data de uma correspondência qualquer; apenas uma contingência do cotidiano. Isto porque cada um de nós sente as situações a sua maneira, com seus valores, crenças, habilidades e dificuldades.

Por todo o ambiente criado, a maioria acaba sendo levada a um momento de reflexão, de avaliação de como as coisas caminharam no ano que está acabando, de reconhecimento do que deu certo e lamento pelo que não saiu como planejado. Também se é levado a rever as metas, ajustar rotas e, porque não?, iniciar um novo projeto, fazer novos planos.

Entre os que se contagiam com o clima de renovação, surge o sonho por dias melhores e muitas perguntas: Como vou estar daqui a 12 meses? Será que minha vida vai melhorar, minha carreira vai decolar, vou conseguir encontrar o amor, ter um filho, entrar na faculdade, mudar de casa, ser mais confiante?

Muitas dúvidas rondam a mente e o coração de todos, quando há alguma mudança a vista, afinal, sai um ano já conhecido, que teve suas alegrias e dores, recompensas e perdas, e entra outro, que não sabemos o que nos reserva, que não dá pistas de como chegaremos ao final dele.

Otimistas, realistas e pessimistas são, de alguma forma, impactados pela mudança da folhinha, ainda que seja somente pelo novo ânimo dos que os cercam. Alguma coisa muda, mesmo que sutilmente.

Mas e nós, como vamos encarar o próximo ano? Cada um terá sua resposta e seus motivos para tê-la. Se pudéssemos desejar algo para você que nos lê, deixaríamos o lema de Don Evaristo Arns, que faleceu recentemente: "Coragem e Esperança", para que possamos trilhar o melhor caminho, de acordo com a crença e o desejo de cada um de nós!

Um ótimo 2017!

Eixo Comunicação

*Precisando conversar? Ligue 141 ou acesse cvv.org.br.